Património musical de Évora no início de Oitocentos: um Miserere de Francisco Ignácio Moreira e possíveis contextos interpretativos Musical heritage of Évora at the beginning of the 19th century: a Miserere by Francisco Ignacio Moreira and possible interpretative contexts

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Rita Faleiro

Abstract

No Arquivo Musical da Sé de Évora, existe um nome que se assume como um dos principais reformuladores de obras musicais aí presentes: fala-se de Francisco Ignácio Moreira, entre outros mestre de capela, mestre de solfa e de instrumentos. Neste arquivo, surge-nos pelas suas mãos, um Miserere composto no ano de 1805, e constantemente reformulado: em 1811 é-lhe acrescentado um clarinete e em 1814 um tercetto sobre o 16º verso.


A presença de datas nestes manuscritos pode tornar-se indicadora de momentos chave na vida da cidade. De facto, 1814 é um ano particularmente activo na cidade no que diz respeito a performances musicais, pelo que o exercício de enquadrar esta obra em possíveis espaços interpretativos se torna relevante para uma melhor compreensão da relação entre património material, imaterial e agentes envolvidos.


Pretende-se assim inserir esta obra no seu contexto geral, articulando-a com espaços e eventos decorridos em Évora ao longo dos nove anos em que esta peça foi sendo modificada.

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How to Cite
Faleiro, R. (2020). Património musical de Évora no início de Oitocentos: um Miserere de Francisco Ignácio Moreira e possíveis contextos interpretativos: Musical heritage of Évora at the beginning of the 19th century: a Miserere by Francisco Ignacio Moreira and possible interpretative contexts. Herança, 2(2), 49–68. https://doi.org/10.52152/heranca.v2i2.159
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Author Biography

Rita Faleiro, CESEM - Universidade de Évora

Rita Faleiro é doutoranda em Musicologia na Universidade de Évora, Mestre em Ensino da Música (Piano) pelo ISEIT – Almada, e Licenciada em Piano e em História pela Universidade de Évora. Trabalhou como professora de Piano em diversas instituições e conservatórios, onde organizou várias Masterclasses e concursos. Participou igualmente em múltiplas edições das Jornadas “Escola de Música da Sé de Évora” e em vários workshops e masterclasses nas áreas do canto gregoriano, direcção coral e piano. Tem estado ligada à organização de eventos e congressos como o FLAUTUÉ (Festival de Flauta Transversal) e o I e II Encontros “Paisagem Sonora Histórica – Évora” (2017 e 2019). Actualmente o seu trabalho académico centra-se sobretudo na investigação de música sacra portuguesa de finais do séc. XVIII e inícios do séc. XIX, sendo o tema central da sua tese de doutoramento o estudo, transcrição e análise dos Miserere produzidos e utilizados no serviço da catedral eborense no período cronológico referido. Está actualmente integrada na equipa constituinte do projecto “PASEV - Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora (1540 – 1910)” (ALT20-03-0145-FEDER-028584 • LISBOA-01-0145-FEDER-028584)