A Cultura popular, patrimônio cultural imaterial e saber-fazer feminino: análise sobre as monografias no prêmio Silvio Romero-IPHAN ( 1960-2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52152/heranca.v4i2.289

Resumo

esse artigo pretende analisar as concepções sobre patrimônio cultural imaterial com a contribuição da cultura popular e dos saberes das mulheres nas monografias que foram enviadas ao prêmio Silvio Romero-IPHAN. Esse prêmio foi instaurado na década de 1960, como uma maneira de valorizar as ações em torno do folclore, cultura e preservação dos bens patrimoniais. Assim, se insere as monografias que foram selecionadas como vencedoras ou que receberam menção honrosa, traçando um panorama sobre os estudos que versam sobre o patrimônio imaterial, cultura popular e saberes das mulheres, uma vez que se concebe como fundamental na investigação histórica. Os referenciais teóricos e metodológicos se estruturam pelos conceitos de cultural popular, patrimônio imaterial, saber feminino e diálogos interdisciplinares, pois os estudos são de várias áreas de conhecimento. Situando as principais áreas de conhecimento das monografias selecionadas. Com isso, pretende-se perceber a pertinência e importância histórica dessa ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( Iphan) para a socialização das pesquisas realizadas no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Jaqueline Zarbato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora de História

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Zarbato, J. (2021). A Cultura popular, patrimônio cultural imaterial e saber-fazer feminino: análise sobre as monografias no prêmio Silvio Romero-IPHAN ( 1960-2014). Herança - Revista De História, Património E Cultura, 4(2), 005–017. https://doi.org/10.52152/heranca.v4i2.289