Bumba meu boi do Maranhão
FOl
DOI:
https://doi.org/10.52152/heranca.v4i2.352Palavras-chave:
Bumba meu boi, folclore, cultura, BrasilResumo
O Bumba meu boi é uma manifestação cultural presente no estado do Maranhão - no nordeste do Brasil - e considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2019. Neste artigo, apresento, a partir de uma perspectiva histórica, o processo de valorização deste folguedo, que atravessou momentos – cheios de idas e vindas - de repressão, negação, aceitação e valorização por parte do poder público, da polícia e da imprensa e o papel dos intelectuais folcloristas para o destaque que o Bumba passou a receber, sobretudo, a partir da segunda metade do século XX. Procuro compreender como as discussões sobre o folclore e a identidade maranhense foram importantes para a escolha do Bumba como a expressão da cultura popular maranhense, que resultou em sua patrimonialização.
Downloads
Referências
ALBERNAZ, Lady Selma. O Urrou do boi em Atenas: instituições, experiências culturais e identidade no Maranhão. Campinas, 2004. Tese (Doutorado em Antropologia). UNICAMP, Campinas 2004.
CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2013.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Por uma antropologia dos estudos de folclore. O caso do Maranhão. In: _____. Reconhecimentos. antropologia, folclore e cultura popular. 2012. Rio de Janeiro: Aeroplano. 2012.
CARVALHO, Luciana. A Graça de contar: um Pai Francisco no Bumba meu boi do Maranhão. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2011.
CORDEIRO, João Mendonça. Domingos Vieira Filho: um amante da cultura popular maranhense (1924-1981). In: FERRETTI, Mundicarmo; LIMA, Zelinda (orgs). Perfis de Cultura Popular: mestres, pesquisadores e incentivadores da cultura popular maranhense. São Luís: CMF, 2015.
CORRÊA, Helidacy. São Luís em festa: o Bumba meu boi e a construção da identidade cultural do Maranhão. São Luís: EDUEMA, 2012.
CUNHA, Maria Clementina Pereira. Ecos da Folia: uma história social do carnaval carioca entre 1880-1920. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
FERRETTI, Mundicarmo; LIMA, Zelinda (orgs). Perfis de Cultura Popular: mestres, pesquisadores e incentivadores da cultura popular maranhense. São Luís: CMF, 2015.
GOMES, Clícia Adriana Abreu. A Fabricação do Folclore no Maranhão: Investimentos e interesses no contexto da Subcomissão Maranhense de Folclore. São Luís, 2014 Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais).
LIMA, Ivaldo Marciano de França; GUILLEN, Isabel Cristina Martins. Cultura afrodescendente no Recife: maracatus, valentes e catimbós. Recife: Bagaço, 2007.
LOPES, Antônio. A Presença do Romanceiro: versões maranhenses. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
MARTINS, Carolina Christiane de Souza. Bumba meu boi e festas populares na Ilha do Maranhão (1885-1920): entre negociação e conflito. Tese (Doutorado em História) PPGH/UFF, Niterói-RJ. 2020.
______________. Política e Cultura nas histórias do bumba meu boi. São Luís, século XX. Dissertação (Mestrado em História) PPGH/UFF, Niterói-RJ. 2015.
REIS, João José. Tambores e temores: a festa negra na Bahia na primeira metade do século XIX. IN: CUNHA, Maria Clementina Pereira (org.) Carnavais e outras f(r)estas: ensaios de história social da cultura. Campinas, SP: UNICAMP, CECULT, 2002.
SILVA, Regina Célia de Lima e. Da Escrita à Oralidade na Encantaria do Terreiro da Turquia. Curitiba: Ed. Apris, 2018.
VIANA, Larissa; ABREU, Martha. Festas religiosas e cultura política no Império do Brasil. In: GRIMBERG, Keila; SALLES, Roberto. O Brasil Imperial. Vol III. Rio de Janeiro, C. Brasileira, 2009.
VIEIRA FILHO, Domingos. Folclore Brasileiro: Maranhão. Rio de Janeiro: CDFB, 1977.
VILHENA, Luís Rodolfo. Projeto e Missão: o movimento folclórico brasileiro 1947-1964. Rio de Janeiro: FUNARTE; FGV, 1997.

8.png)